quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PONTO DE VISTA

                                    BRASÍLIA
                          A Capital dos Enganos  
 

 

                  Juscelino, o probo, nasceu pobre, em Diamantina. 
     Mineira cidade, saborosa como costumam ser os doces campos  das Gerais. Inteligente e bem criado, cuidou de estudar e crescer como é devido. Cumpriu com distinção todas as etapas
 necessárias à própria formação e cuidou de ingressar na política, visando melhor destino para o País que amava. O seu País, nosso País. Em vertiginosa carreira, sua liderança natural o levou aos
mais altos cargos da República.
                     Como Prefeito, Governador e Presidente, abriu estradas, planejou cidades, fortificou industrias criando novas, viçosas, vigorosas.   Devemos    à   sua    força, honradez e inteligência o impulso que nos faltava para crescer como potencia respeitável. 
              Através de JK, começamos a ser cobiçados pelo mundo.     Porém, sempre há um porém.Um dia,Juscelino sonhou plantar seu nome na história, e desencavou o obsoleto projeto de criar no Planalto Central, o que seria,”A Capital do Futuro”. Enganou-se.
 E Como enganou-se. 
              Acreditando no sonho, convocou o maior arquiteto do Brasil, quiçá do mundo, Niemeyer. Primo querido, tão perto e tão distante.
        Oscar ,apesar de nascido em berço adornado, muito jovem  apaixonou-se pela teoria Marxista, e, ao ver-se chamado pelo amigo presidente, sonhou criar naqueles ermos um novo mundo. Um mundo aberto ao progresso e igualdade entre os homens. Despejou naquele projeto todo seu inquestionável talento. Enganou-se. Como enganou-se. Esqueceu-se que somos o produto de um acaso bélico.    
       D. João, apavorado com a iminente tomada de Portugal por Junot, decidiu arvorar-se aqui, nesta nação jovem,  imensa, rica, indomada e selvagem, miscigenada por bravos mestiços nativos . Esta nossa jovem nação, tão diferente dos padrões europeus, jamais se entregaria facilmente ao poder  dominador pregado por alguma doutrina absolutista ou totalitária
          E Brasília privilegia exatamente os arrendatários do poder centralizador, os dirigentes da politicagem suja, mais ocupados com a própria economia pessoal do que com os destinos do Brasil.
                         É hora de dizermos: Basta!
           Nascemos livres, e livres seremos ao longo dos tempos.

 

                                                            Clair  de Mattos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário