sexta-feira, 30 de maio de 2014

INFORME

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira faz na ABL a conferência de abertura do ciclo “A literatura de autoria feminina”

A Acadêmica, ensaísta e escritora Rosiska Darcy de Oliveira fará a palestra de abertura do ciclo A Literatura de autoria feminina – “Clarice: atrás do pensamento” –, sob coordenação do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. A conferência está marcada para terça-feira, dia 3 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.
Serão conferidos certificados de frequência.
Saiba mais
A palestrante
A Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, sexta ocupante da cadeira 10 da ABL, eleita em 11 de abril de 2013, é bacharel em direito pela PUC-Rio. Começou a carreira jornalística na revista Visão, Jornal do Brasil e TV Globo, interrompida pelo exílio imposto pela ditadura militar.
Na Suíça, tornou-se doutora pela Universidade de Genebra, onde lecionou por dez anos. De volta ao Brasil, implantou no Rio de Janeiro o Instituto de Ação cultural que fundara na Suíça.
Integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial sobre População, no Cairo, e cochefiou a delegação à Conferência mundial sobre a mulher, em Beijing.
No Governo Federal, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Em 1996, fundou o Centro de Liderança da Mulher, que preside.
Foi embaixadora do Brasil junto à Comissão Interamericana de Mulheres, da OEA, e integrou o Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento, do BID. Consultora de organismos internacionais, é membro do Painel Mundial sobre Democracia, da Unesco.
Escritora, conferencista e ensaísta, seus dois primeiros livros, Le féminin ambigu e La culture des femmes foram publicados na Europa. Elogio da Diferença, publicado no Brasil e Estados Unidos – In Praise of Difference – deu continuidade à sua obra sobre o feminino. Reengenharia do Tempo, seu último ensaio, propõe uma nova relação entre vida privada e mundo do trabalho.
Jornalista, é colunista de O Globo e do Estado de São Paulo. Seus outros livros – A dama e o unicórnio, Outono de ouro e sangue e A natureza do escorpião e Chão de Terra – exprimem sua vocação de cronista. Seu último livro, lançado este ano, Baile de Máscaras, reúne artigos, crônicas e ensaios em que a autora põe em discussão os novos desafios da sociedade contemporânea.
Professora do doutorado do Departamento de Letras da PUC-Rio, membro titular do Pen Clube do Brasil, recebeu a Medalha Rio Branco por serviços prestados ao Brasil, a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e os Prêmios RioMania, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da qual é vice-presidente de Cultura, Orgulho Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e Personalidade Cidadania 2006, da UNESCO. Preside o movimento “Rio como vamos”.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Nenhum comentário:

Postar um comentário